Transporte: a força do Espírito Santo
A malha ferroviária estadual liga o Espírito Santo à Região Centro-Oeste e integra o Corredor de Transportes Centro-Leste. Com isso os produtos importados pelos portos capixabas seguem de trem para o interior do país para vários estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal entre outros.


As rodovias mais importantes que cortam o Estado são a BR 101, que o liga às regiões Nordeste e Sul, e a BR 262, que liga Vitória a Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

A empresa brasileira de infra-estrutura aeroportuária(Infraero) deu inicio as obras de recapeamento e ampliação em 300 metros da pista. Além de melhorar a área operacional de pousos e decolagem a administração iniciou as obras de construção de uma nova taxiway, oferecendo acesso direto à área dos terminais de carga.

Vitória recebe dois vôos cargueiros semanais operados pelos Boeing 767 – 300 da Lan Chile. A infraero já aprovou o projeto de R$ 150 milhões que prevê a construção de uma segunda pista de pouso e decolagens com 2.500 metros, um novo terminal de passageiros (TPS) e um terminal Intermodal para movimentação de carga aérea.

Os planos incluem também obras de adequação do sistema viário de acesso, e a primeira fase deverá ser entregue até ano 2005.
 Related links: